E-mail marketing: saiba por que essa ferramenta é considerada a mais importante do marketing digital

E-mail marketing: saiba por que essa ferramenta é considerada a mais importante do marketing digital

Não importa o que você já conhece sobre e-mail marketing, eis uma verdade absoluta: ele é uma ferramenta importantíssima no marketing digital, uma vez que te ajuda a aumentar o número de conversões e leads, aprimora o processo de vendas e reforça a presença de uma marca online.

Resumindo: o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para uma marca se conectar de forma eficiente com o seu público. Neste artigo, você vai entender por que ela é considerada a mais importante do Marketing Digital!

1 É fácil, barata e funciona!

Comparada com o marketing tradicional – no qual é preciso imprimir, filmar, gravar, etc., o que exige bastante investimento -, no e-mail marketing você tem a chance de alcançar um número grande de consumidores, investindo quase nada por mensagem. E com a manutenção correta da sua lista, o custo-benefício aumenta com o passar do tempo, uma vez que será possível controlar o que funciona ou não em suas campanhas. Você têm o beneficio de poder acompanhar a receptividade do publico instantaneamente, em poucos cliques, e ainda pode criar estratégias a partir daí para conseguir as melhores respostas e atrair o seu público cada vez mais.

2 Você consegue automatizar suas campanhas

Uma boa plataforma de e-mail marketing permite que você, de maneira prática, crie diversas opções de e-mails que serão enviados automaticamente, disparados a partir de alguma ação de um usuário. Com o software certo, você consegue agendar campanhas inteiras, com e-mails de resposta e sequências de emails, o que fará com que economize tempo e dinheiro. Basta configurar uma vez, acompanhar os resultados e aprimorar ao longo do tempo, simples assim.

3 Os resultados são mensuráveis

Quando você usa um bom software de e-mail marketing, você consegue acompanhar de forma clara quem abriu seu e-mail, quais links foram clicados, e quantas pessoas pediram para sair da sua lista, por exemplo. Isso significa que você tem em mãos dados importantes para analisar suas campanhas de e-mail, fazer ajustes e melhorar a sua eficácia ao longo do tempo. Conheça algumas das métricas de medição:

Taxa de cliques: oferece uma base real de quantas pessoas da sua lista estão interagindo com o seu conteúdo e interessadas no que mais a sua marca tem a oferecer.

Taxas de conversão: o número exato de pessoas que acessaram o seu e-mail e executaram a sua ação de call-to-action.

Taxa de bounce: a porcentagem do total de e-mails enviados que não puderam ser entregues as caixas de entrada do endereço que você tem. Você consegue medir a taxa de e-mails que não foram entregues por conta de um problema temporário (como caixa cheia, ou problemas no servidor), e-bounces resultantes de endereços inválidos, fechados ou não existentes.

Taxa de crescimento da lista: uma forma prática de perceber o crescimento e as perdas de sua lista.

Taxa de compartilhamentos: uma métrica quer permite a você acompanhar o número de encaminhamentos e compartilhamentos que a sua mensagem obteve.

ROI: possibilita um balanço geral de ROI (Return on Investment) e do desempenho financeiro da sua campanha.

É importante ressaltar ainda que muitas plataformas de e-mail marketing permitem que você divida suas campanhas para testar a efetividade delas. Com testes A/B, você consegue enxergar o comportamento dos seus assinantes, e quais tipos de conteúdos funcionam melhor com a sua audiência.

4 É pessoal e customizável

Em uma simples comparação, quando você escreve uma postagem para algum dos seus canais em redes sociais, você envia para toda a sua audiência, sem exceção. Já com o e-mail marketing, é possível segmentar o seu público em listas e enviar emails específicos para cada uma, de maneira que suas campanhas corresponderão aos interesses de cada grupo. Além disso, com o software certo, você consegue enviar mensagens para os seus assinantes de maneira bem pessoal, inclusive mencionando o nome individualmente. Outra vantagem é que você consegue dividir tópicos entre membros da sua lista e até mesmo enviar mensagens de maneira privada.

A campanha certa e a plataforma certa de e-mail marketing tem tudo para fortalecer o seu relacionamento com prospectos, leads, consumidores, e até quem um dia já foi cliente e hoje não é mais. Se você ainda não está aproveitando as vantagens do e-mail marketing, bem, é hora de começar!

 

E você, já está aproveitando as vantagens do Email Marketing? Conte para gente!
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