Empreendedores: como economizar tempo e dinheiro com marketing digital?

Empreendedores: como economizar tempo e dinheiro com marketing digital?

 

É evidente o crescimento do marketing digital no mercado mundial. Tido como estratégia do futuro, o marketing digital envolve ações que visam a atrair e conquistar os clientes por meio de estratégias online, e-mail marketing, redes sociais e blogs, por exemplo. Além disso, a metodologia criou nos últimos anos inúmeras oportunidades de crescimento a partir do enfoque e da mensuração das atividades do público-alvo na internet, por meio de indicadores reais, vendas, clique, likes, leads ou o que for mais relevante para a empresa. Por esse motivo, o marketing digital é uma estratégia valiosa para empreendedores, que devem saber tirar proveito do fluxo intenso de informações recebidos acerca de um mercado e de seu público-alvo e, na sequência, gerar resultados relevantes.

 

Descubra o público-alvo

Por tratar-se de uma estratégia abrangente, que prevê desde a atração de visitantes até a conversão deles em clientes fiéis -, o planejamento é obrigatório. Sem isso, pessoas “erradas” são atraídas para os canais de uma marca e, dessa forma, dinheiro estará sendo desperdiçado. Afinal, o grande diferencial do marketing digital é o acompanhamento do cliente em potencial por cada etapa de um funil de vendas, fundamentado em estudos consolidados, traçando objetivos para a empresa e, ao mesmo tempo, acompanhando resultados.

Se você deseja atingir o gestor de uma indústria de vestuário, por exemplo, precisa entender que tipo de conteúdo ou abordagem (via redes sociais, blog, e-mail ou telefone, por exemplo) esse usuário necessita para melhorar seus negócios. Caso contrário, não gerará interesse para essa pessoa e você ainda poderá atrair leads não qualificados, que de nada interessam ao seu negócio. Dessa forma, planejamento é imprescindível para atração de tráfego correto. Essa etapa também está diretamente associada às taxas de conversão de lead: quanto mais assertivo for seu conteúdo, mais usuários irão se tornar clientes.

Nesse contexto, existe uma técnica bastante interessante chamada Jornada de Compra, ou Buyer’s Journey, em inglês. É possível, e fundamental, criar conteúdos baseados nessa representação gráfica. Isso significa gerar posts para leads de topo, médio e fundo de funil. As principais etapas da jornada de compra são as seguintes: Descoberta e Aprendizado (1); Reconhecimento do Problema (2); Consideração da Solução (3); Avaliação e Compra (4). 

 

Algumas estratégias

Para que possa empreender ações de marketing eficientes, é necessário que a empresa tenha um bom site na rede. Além disso, ações como o e-mail marketing, quando bem feitas, utilizando listas que segmentam o consumidor pela sua posição com relação ao funil de vendas, trazem resultados excelentes, promovendo integração fácil com o cliente a baixos custo. 

Entre as diversas estratégias de marketing digital, está o chamado marketing de conteúdo, uma técnica relativamente nova, capaz de transformar estranhos em clientes, que se torna cada vez mais fundamental. O marketing de conteúdo envolve criar conteúdo de qualidade e, em seguida, compartilhá-lo com um público-alvo bem definido, por meio de estratégias de marketing online.

Nesse contexto, em vez de “comprar” o interesse das pessoas por uma marca, “conquista-se” a atenção de clientes em potencial acerca de um produto ou serviço desenvolvido por uma empresa. Ainda é correto destacar que as pessoas encontram mais facilmente marcas que investem em uma estratégia bem definida de marketing online. Assim, ganha-se audiência qualificada e, em contrapartida, velhas táticas de “empurrar” propaganda são eliminadas. 

Outro recurso importante é o SEO (Search Engine Optimization), ferramenta de otimização do conteúdo para sites de busca. Ela permite melhorar a posição do site no ranking do Google, dando mais visibilidade à página e atraindo mais tráfego. Com o SEO, é possível  verificar informações como o número de páginas indexadas em seu site, enviar o seu site para o Google para que você seja rastreado e indexado e até mesmo corrigir páginas para obter melhores resultados.

Já a  atuação nas mídias sociais, como o Facebook, é fundamental para divulgar a marca, gerar reconhecimento e impulsionar vendas. Possibilita compartilhar, de forma instantânea, links, vídeos, fotos e outros conteúdos, assim como informar sobre lançamentos e eventos.

 

Pequenas empresas têm muito a aprender sobre marketing digital em blogs e cursos online. Você possui alguma dúvida ou deseja contribuir de alguma maneira? Deixe a seguir o seu comentário!