Marketing de conteúdo: gerando valor para você e para o seu cliente

Marketing de conteúdo: gerando valor para você e para o seu cliente

O Marketing de conteúdo põe sua marca à frente das outras no mundo cheio de informações no qual vivemos. Além disso, ele cria um engajamento com seu público, atraindo e gerando valor para todos os envolvidos. Também faz com que sua marca ganhe mais atenção dos consumidores, o que pode gerar muitos leads (contatos que podem se transformar em vendas futuras e atrair clientes em potencial). E consegue criar uma percepção positiva da sua marca, o que é muito importante nos negócios atuais.

Como o marketing de conteúdo de destaca dos demais tipos de marketing?

  • Menor custo – Com o marketing de conteúdo, você tem seu próprio site, cria sua própria audiência e não precisa pagar para vincular sua marca a outros canais, como a televisão e o jornal, por exemplo. Além disso, o conteúdo publicado em seu site ou blog poderá ser acessado por tempo indeterminável, e você só paga pelo conteúdo uma única vez.
  • Maior alinhamento com a posição da empresa - O marketing de conteúdo permite que sua empresa transmita exatamente seus valores a partir do conteúdo. Você gera valor para o cliente com um conteúdo que soma às suas vidas e, dessa forma, mantém um contato mais direto com seu público-alvo.
  • Comunicação mensurável – Diferente de outras campanhas de marketing, você pode mensurar o alcance de cada uma das suas publicações. Isso é feito a partir de acessos ao site e da quantidade de leads criados. Também é possível entender quais campanhas agradam mais aos seus clientes.

Os 8 passos do Marketing de Conteúdo

Está em dúvida se o Marketing de conteúdo funcionará para a sua empresa? Entenda o seu passo-a-passo e descubra se essa é a melhor opção para você.

1º PASSO: Defina suas personas

As personas representam nossa audiência, e são os guias para a criação de conteúdo. Elas são simplesmente personagens que possuem algumas características gerais do público-alvo da empresa. Elas devem ser criadas a partir de pesquisas para conhecer seus compradores.

2º PASSO: Entenda como a compra funciona

Primeiro, os consumidores descobrem que têm um problema que precisam sanar. Esse problema pode ser a falta de algum produto ou a dificuldade de lidar com alguma situação. Depois de o cliente descobrir e entender esse problema, ele começa a considerar as possíveis soluções e somente depois decide por fazer ou não a compra. É importante que você esteja alinhado com essas etapas para que o cliente veja em você a solução.

3º PASSO: Decida os canais de comunicação

Um conteúdo bem produzido e focado em um público-alvo deve estar presente em canais que esse público utiliza com frequência. Esses canais vão desde listas de e-mails, blogs corporativos, redes sociais a eBooks, vídeos e distribuição gratuita de conteúdo. Esta é a hora de você se lembrar que o marketing de conteúdo é uma troca – seu cliente fornece leads e você disponibiliza algo que possa gerar valor para ele.

4º PASSO: Estabeleça datas

Depois de entender o seu cliente, você deve estabelecer datas, de forma que o conteúdo possa estar presente no dia-a-dia dos seus seguidores. Esse planejamento pode ser feito mensalmente, e as pautas podem ser divididas em palavras-chave ou tópicos.

5º PASSO: Produza o conteúdo

Nessa etapa, você deve optar por produzir o conteúdo internamente ou terceirizar. Deve-se levar em conta que uma produção terceirizada prioriza profissionais do ramo de produção de conteúdo, enquanto a produção própria estimula a produção de um conteúdo mais voltado ao consumidor.

6º PASSO: Promova o conteúdo

Após a publicação do post ou eBook, você pode maximizar seus resultados fazendo sua postagem em redes sociais ou compartilhando o artigo em fóruns que tratam dos mesmos tópicos.

7º PASSO: Automatize o processo

Crie um sistema automatizado para mandar e-mail para sua lista de contatos todas as vezes que um novo conteúdo for lançado. Esse processo pode facilitar o contato com seus clientes.

8º PASSO: Mensure seus resultados

Veja se depois de todo o esforço feito as visitas em seu blog ou site coorporativo aumentaram, assim como os assinantes do seu blog e os direcionamentos para seus links de conteúdo. Se a resposta for sim, você está atingindo o público certo e da maneira certa, bem como criando valor para eles e para a sua empresa.

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